
A apresentação do PIAP (Grupo de Percussão do Instituto de Artes da UNESP), dia 28 de agosto, às 21h, no Teatro da UNESP, marcou a abertura do Encontro Percussivo. Antes do Grupo subir ao palco, Ricardo Appezzato, um dos organizadores do evento, deu as boas-vindas ao público. “È um enorme prazer estar aqui. Esperamos que esse seja o primeiro de muitos Encontros Percussivos. Pretendemos que o Encontro seja um evento anual, que entre para o calendário da percussão brasileira”, declarou Appezzato.
O PIAP, que é referência na área de percussão no Brasil, escolheu a obra Drums, do compositor sueco Sven-David Sandstrm, para abrir a noite. Foi a primeira vez que os integrantes do grupo tocaram a peça. O programa prosseguiu com Bog Music, do norte-americano Michel Udow. Invocação em Defesa da Máquina, de Jorge Antunes, Ionisation, de Edgard Varse e Ketiak, de Akira Nishimura completaram o repertório. A peça Estrofes de um Vira Latas, do Q.I 21?, do grupo de compositores do PIAP, fechou a noite.
Gustavo Brito, estudante de percussão do Conservatório de Tatuí, veio especialmente para o Encontro. “Achei a iniciativa muito boa. Vim para passar o final de semana. No domingo, vou ver as atividades na EMESP Brooklin”, contou Brito.
Ricardo Coura e Diego Amaral viajaram mais de 900Km para estar no Encontro. Os alunos da Universidade Federal de Goiás se planejaram para desfrutar de toda a programação, que dura quatro dias. “É muito raro um evento desse tipo, abrangendo várias vertentes artísticas. Acho fundamental o contato com outros repertórios, com novas técnicas”, explicou Coura. Para Diego Amaral esse tipo de iniciativa traz mais ânimo para estudar, se aperfeiçoar. “É muito interessante poder ter contato com o que está acontecendo de novo. São Paulo é hoje o centro da percussão contemporânea”, disse Amaral.
Mas a platéia não era formada só de percussionistas. A violoncelista Talita Cristina foi prestigiar o PIAP. “Achei a idéia do Encontro muito bacana, pois é raro ver um evento desse tipo. Além disso, sempre que tenho oportunidade, assisto a uma apresentação do PIAP, pois sei que vou gostar. Pretendo também ver a master class de marimba”, declarou Talita.
O Encontro, uma realização da Escola Tom Jobim Emesp e da UNESP, é um evento múltiplo, de caráter artístico-pedagógico, que se organiza em torno do conceito da vivência musical. A ideia é reunir pessoas para tocar e ouvir música, trocar experiências, pensar e desenvolver conceitos, e percorrer do modo mais abrangente possível o multifacetado universo da percussão. Além de proporcionar também a integração entre os alunos das duas instituições.
Confira mais detalhes da programação
Sobre o PIAP
Criado em 1978 por John Boudler, seu diretor e professor do curso de percussão da Universidade Estadual Paulista (UNESP), o PIAP é co-dirigido por Carlos Stasi e Eduardo Gianesella. Formado pelos alunos do curso de bacharelado em percussão da UNESP, possibilita o aperfeiçoamento artístico-acadêmico de seus integrantes e promove a divulgação do repertório para percussão no Brasil. Desde 1995, conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão Universitária e, desde 2007, com o apoio do Programa Ciência na UNESP.
Integrantes: Adriano Letzel, Arturo Uribe, Bruno Cabrera, Bruno Oliveira, Catarina Percinio, Clenio Henrique, Fernando Miranda, Helvio Mendes, Herivelto Brandino, Jefferson Manes, Leonardo Bertolini Labrada, Luana Oliveira, Ricardo Miranda, Rosângela Rhafaelle, Rubens lopes, Saulo Bortoloso e Sérgio Coutinho.